Notícias - Coluna do Castilho

Home Notícias Nossas vozes na Federação Internacional de Automobilismo
Voltar

Coluna do Castilho

Nossas vozes na Federação Internacional de Automobilismo

Nossas vozes na Federação Internacional de Automobilismo
Duda Bairros/GP Brasil F1

Por Castilho de Andrade 

Dino Altmann, diretor-médico do GP São Paulo de Fórmula 1, é o novo presidente da Comissão Médica da FIA enquanto o engenheiro-chefe do GP São Paulo, Luis Ernesto Morales, permanecerá na comissão de circuitos, na gestão 2021 da Federação Internacional de Automobilismo. O Brasil estará bem representado na entidade.

O Conselho Mundial ratificou o nome de Altmann indicado pelo presidente da FIA, Jean Todt. O médico, que participa da etapa brasileira da Fórmula 1 desde 1990, confirmou que permanecerá atuando como diretor-médico do GP São Paulo de Fórmula 1 na corrida da próxima temporada, marcada para os dias 12, 13 e 14 de novembro, no autódromo de Interlagos.

Morales é o único brasileiro que já atuou na Comissão de Circuitos da FIA e ocupa o cargo desde 2018 como o único sul-americano. Luis Ernesto esteve diretamente envolvido com a reforma do autódromo de Interlagos, realizada pela Prefeitura Municipal de São Paulo, concluída este ano com a cobertura do paddock, tornando o autódromo mais cômodo e eficiente para todas as categorias e demais eventos. Como engenheiro-chefe do GP São Paulo, estará à frente dos trabalhos para a realização da corrida do próximo ano.

O ex-piloto de Fórmula 1, Felipe Massa, também continuará como presidente da Comissão Internacional de Kart. Ele foi eleito no final de 2017 e irá, portanto, para o quarto ano dirigindo os destinos do kartismo internacional.

Fabiana Ecclestone, mulher de Bernie Ecclestone, participa de duas comissões da FIA: a de mulheres no automobilismo e esportivo e a de velocidade na terra e recordes.

Também representam o automobilismo brasileiro o piloto e comissário esportivo Felipe Giaffone nas comissões de pilotos e truck, Maurício Slaviero Campos, ex-CEO da Vicar (comissão elétrica e de novas energias), Giovanni Guerra, presidente da Federação Maranhense de Automobilismo (comissão de kart) e Zeca Monteiro, ex-piloto e colecionador de carros antigos (comissão de veículos históricos).

 

 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e Diretor de Imprensa do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.