Notícias - Coluna do Castilho

Home Notícias Lewis Hamilton perto do hepta
Voltar

Coluna do Castilho

Lewis Hamilton perto do hepta

Lewis Hamilton perto do hepta
©️ Mercedes AMG F1 Team

Por Castilho de Andrade 

A vitória tranquila em Nürburgring, no GP de Eifel, igualando o recorde de 91 vitórias de Michael Schumacher, colocou o piloto da Mercedes mais distante de seus adversários. A vantagem de Lewis Hamilton sobre Valtteri Bottas é de 69 pontos. E em relação a Max Verstappen, 83 pontos. O Mundial tem seis corridas restantes. Se aumentar a vantagem para 79 pontos após o GP da Turquia ou 105 depois da corrida de Ímola, o GP da Emilia Romagna, conquistará o campeonato com boa antecipação. A próxima etapa do Mundial 2020 será o GP de Portugal, 25/10, em Portimão.

Esses cálculos são meramente aritméticos. O domínio de Hamilton na atual temporada é de tal ordem que não se imagina outro resultado que não seja o hepta. Das 11 etapas realizadas, ele venceu sete contra duas de Bottas, uma de Max Verstappen e uma de Pierre Gasly.

Em Nürburgring, Bottas honrou a pole resistindo a um ataque duro de Hamilton. Mas depois de 11 voltas, ludibriado pela temperatura baixa, escorregou e permitiu o bote do seu companheiro de equipe. Pouco depois teve de abandonar por falta de potência. Max Verstappen herdou o segundo lugar e Daniel Ricciardo mereceu o terceiro lugar, seu primeiro pódio do ano.

Se a corrida não teve grandes momentos, o resultado foi importante. Três unidades de potência diferentes no pódio – Mercedes, Honda e Renault – é um fato positivo. E duas marcas históricas: as 91 vitórias de Hamilton (o recorde absoluto de 92 não deverá demorar) e, menos importante, mas significativo, as 323 largadas de Kimi Räikkönen, superando a marca de Rubinho Barrichello.

Detalhe curioso: o piloto do dia, segundo a votação de internautas de todo o mundo, ficou com Nico Hulkenberg, chamado na última hora para substituir Lance Stroll na Racing Point. Largou em 20º e chegou em 8º. Terá Hulkenberg uma vaga na dança de cadeiras para 2021?  A confirmar.

 

 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e Diretor de Imprensa do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.