Notícias - Coluna do Castilho

Home Notícias GP da Alemanha: corrida para guardar na memória
Voltar

Coluna do Castilho

GP da Alemanha: corrida para guardar na memória

GP da Alemanha: corrida para guardar na memória
©Red Bull Content Pool

Por Castilho de Andrade

A disputa mais emocionante da temporada até agora, em Hockenheim, terminou com a vitória de Max Verstappen. Ele ainda ganhou o ponto extra com a volta mais rápida da prova e foi eleito o ‘Piloto do Dia’. O público foi brindado com uma corrida com mudanças de posição, diversas trocas de pneus e acidentes de tirar o fôlego. Sebastian Vettel teve uma atuação irrepreensível largando em último e chegando em 2º enquanto um inesperado Daniil Kvyat completou o grid, garantindo dois lugares para a Honda no pódio do GP da Alemanha. No próximo domingo, 10h10, a última corrida antes das ‘férias’, as equipes disputam o GP da Hungria.

Charles Leclerc (Ferrari) e Valtteri Bottas (Mercedes) erraram sozinhos e bateram; Lewis Hamilton saiu da pista e quebrou a asa dianteira, perdendo muito tempo e ainda foi punido porque cortou caminho para entrar no box; o motor da Renault de Daniel Ricciardo não aguentou e estourou; a Alfa Romeo colocou seus dois carros na zona de pontos mas depois de horas eles foram desclassificados por irregularidades no sistema de embreagem; Robert Kubica (!) marcou seu primeiro ponto com a Williams; Lance Stroll chegou em 4º e quase subiu ao pódio.

Como a sorte nunca abandona Hamilton, ele ainda foi beneficiado pela desclassificação das Alfas e marcou dois pontos, aumentando sua vantagem sobre Valtteri Bottas, o segundo o Mundial.

Conclusões sobre o GP da Alemanha, a primeira corrida com chuvas da temporada: 1 – As equipes não estavam bem preparadas para enfrentar condições meteorológicas adversas e vacilaram. A Mercedes atrapalhou-se quando teve de trocar pneus e a asa quebrada do carro de Hamilton; 2 – Os pneus intermediários desgastam-se rapidamente quando a pista começar a secar (Max Verstappen fez cinco paradas no box); 3 – As estatísticas indicam que Lewis Hamilton – seguido por Sebastian Vettel - é o melhor piloto da geração atual na chuva mas está muito longe da habilidade de Ayrton Senna com pista molhada; 4 – Algumas áreas de escape de Hockenheim estavam muito escorregadias; 5 – A Ferrari pagará multa porque autorizou a saída de Leclerc, no seu primeiro pit, em cima da entrada de Romain Grosjean, provocando um leve toque.

 

 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e Diretor de Imprensa do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.