Notícias - Coluna do Castilho

Home Notícias Até 2020. Com todas as emoções da Fórmula 1
Voltar

Coluna do Castilho

Até 2020. Com todas as emoções da Fórmula 1

Até 2020. Com todas as emoções da Fórmula 1
Beto Issa/GP Brasil F1

Por Castilho de Andrade 

O ano valeu. Vivemos – e vivenciamos – grandes momentos na temporada de F1 2019. Corridas bem disputadas, a ascensão de novos pilotos, a aprovação de regras privilegiando mais combatividade e, principalmente, um excelente Grande Prêmio do Brasil que, sem medo de errar, aponto como a melhor prova do Mundial.

A corrida de Interlagos teve todos os ingredientes: chuva na sexta, sol no sábado e domingo, reviravoltas na prova, vitória de Max Verstappen, penalização para Lewis Hamilton e subida de Carlos Sainz Jr. ao pódio quase no começo da noite. Sem contar o espetáculo oferecido pelo público, vibrante e ruidoso: 158 mil pessoas, quebrando marca de 2001.

Agora é hora de descanso. E de imaginar o que poderá vir no ano que vem. Eu, do meu lado, estou interessado em saber como a Ferrari ‘administrará’ no ano que vem a competição interna entre Leclerc e Vettel e se oferecerá um carro mais eficiente e, ainda, se corrigirá os muitos erros de estratégia que minaram as chances de resultados melhores. Ou se a Honda seguirá crescendo e, com um piloto audacioso como Max Verstappen, poderá fazer frente ao poderio de Lewis Hamilton com a Mercedes. Ou se Lewis Hamilton, após o sexto título, não perderia parte de seu dinamismo.

Na prática, quero ver antes a apresentação de todos os carros, avaliar a aerodinâmica e a estética das cores. Julguei acertada, para uma temporada de transição, a manutenção dos mesmos compostos de pneus utilizados este para o campeonato do ano que vem. A temporada da grande mudança, 2021, passará a interessar mais no final de 2020, quando o mercado de pilotos estiver realmente aquecido, as questões do novo regulamento começarem a aparecer com mais constância, levantando dúvidas e provocando discussões. Até lá, vamos aguardar o que virá em 2020. O GP Brasil de F1 será nos dias 13, 14 e 15 de novembro. E as características de Interlagos permitem conjecturar uma disputa acirrada como a deste ano.

Vem coisa boa por aí em 2020: telespectadores da TV Globo e ouvintes da BandNews FM serão testemunhas. E que a Fórmula 1 continue oferecendo emoções, desafios e entretenimento para todos. O Brasil tem o maior número de espectadores de F1 em todo o mundo. E merece contar com a melhor corrida da temporada.

Nossos votos de um feliz Natal e um excelente Ano Novo. Nos vemos no ano bissexto de 2020.

 

 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e Diretor de Imprensa do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.