Notícias - Coluna do Castilho

Home Notícias A Fórmula 1 em Istambul para celebrar Lewis Hamilton
Voltar

Coluna do Castilho

A Fórmula 1 em Istambul para celebrar Lewis Hamilton

A Fórmula 1 em Istambul para celebrar Lewis Hamilton
© Formula 1

Por Castilho de Andrade 

O sétimo título mundial de Lewis Hamilton virá no GP da Turquia se ele concluir a prova com 78 pontos de vantagem sobre Valtteri Bottas. A vantagem, após a corrida de Ímola, é de 85 pontos. Portanto as possibilidades são grandes. Depois da Turquia, a Fórmula 1 encerrará a temporada no Golfo com duas corridas no Bahrein e uma em Abu Dhabi. A corrida será transmitida pela TV Globo, domingo, a partir das 7h10. A BandNews FM, sob o comando de Odinei Edson abre a transmissão mais cedo, às 6h30. No sábado, o treino de classificação começa às 9h00, com transmissão pela SporTV.

O circuito de Istambul está inativo para a Fórmula 1 desde 2011 quando recebeu a prova pela última vez. Do grid atual, apenas Sebastian Vettel, Kimi Räikkönen e Lewis Hamilton, cada um com uma vitória, atuaram nessa pista. O maior vencedor é Felipe Massa que venceu três corridas consecutivas entre os anos de 2006 e 2008, pilotando a Ferrari.

Dessa forma, assim como aconteceu em Mugello, Imola e Portimão, o traçado é desconhecido para a maioria dos pilotos da nova geração como Max Verstappen, Charles Leclerc, Pierre Gasly, Carlos Sainz Jr. e Lando Norris. As equipes fizeram os pilotos trabalharem bastante nos simuladores para captar bem os segredos do traçado.

Esta será a última corrida na Europa onde foram realizadas 14 etapas por causa da Covid-19. As três últimas, fora do continente europeu, serão cercadas também de muitas restrições por causa da pandemia. Dirigentes da Arábia Saudita acompanharão as provas finais da temporada, colhendo informações para realizar o primeiro GP do país, em novembro de 2021. A prova foi confirmada nesta semana.

O Mundial de F1 2021 tem ainda cinco vagas, teoricamente, abertas: uma na Mercedes (Lewis Hamilton ainda não renovou), uma na Red Bull (Sergio Perez é um dos candidatos), uma na Alpha Tauri e duas na Haas (a equipe admite que poderá optar por dois pilotos novatos). As demais estão com duas duplas confirmadas.

 

 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e Diretor de Imprensa do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.