Notícias - Coluna do Castilho

Home Notícias A Ferrari vai aproveitar a divisão de forças entre Bottas e Hamilton?
Voltar

Coluna do Castilho

A Ferrari vai aproveitar a divisão de forças entre Bottas e Hamilton?

A Ferrari vai aproveitar a divisão de forças entre Bottas e Hamilton?
©️ Mercedes AMG F1 Team

Por Castilho de Andrade

Dois pilotos de ponta é o sonho de qualquer chefe de equipe mas nem sempre dá bom resultado. Um exemplo clássico é o do Mundial de 1973. Emerson Fittipaldi foi o campeão em 72 e era favorito para o bi. Mas Colin Chapman contratou Ronnie Peterson como companheiro do brasileiro. Resultado: Jackie Stewart e a Tyrrell trabalharam em cima das disputas entre os dois pilotos da Lotus e o escocês conquistou seu terceiro título mundial.

Emerson Fittipaldi, que mantinha um excelente relacionamento com Chapman, trocou a Lotus pela McLaren, em 1974, exatamente por esse motivo.

Vale a pena recordar também do Mundial de 2007 quando um improvável Kimi Räikkönen, por um ponto, superou a acirrada dupla da McLaren – Lewis Hamilton e Fernando Alonso (ambos terminaram com 109 pontos) – conquistando o título no GP Brasil, em Interlagos, com 110 pontos.

Depois de quatro etapas – a quinta será domingo, em Barcelona – a liderança da Mercedes é incontestável: quatro dobradinhas seguidas (recorde absoluto em um início de temporada) e uma vantagem de 173 a 99 sobre a Ferrari. Mas no Mundial de Pilotos, a vantagem de Valtteri Bottas sobre Sebastian Vettel é relativa: 35 pontos; e sobre Max Verstappen, 36 pontos. O que significa que a luta pelo título está totalmente aberta.

Pode-se argumentar que os pilotos da Mercedes estão em um melhor momento e a tendência seria aumentar essa diferença. Mas é uma previsão arriscada já que o Mundial terá ainda 17 corridas pela frente. E condições técnicas não faltam à Ferrari. E não para duvidar da eficiência de sua dupla de pilotos, principalmente o tetracampeão mundial Sebastian Vettel.

O GP da Espanha será disputado domingo, às 10h10 (de Brasília) com transmissão pela TV Globo e BandNews FM. O treino de classificação, sábado, às 10h, será exibido pela SporTV.

 

 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e Diretor de Imprensa do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.