Notícias - Coluna do Castilho

Home Notícias PENTACAMPEÃO COMO JUAN MANUEL FANGIO
Voltar

Coluna do Castilho

PENTACAMPEÃO COMO JUAN MANUEL FANGIO

PENTACAMPEÃO COMO JUAN MANUEL FANGIO
©️ Mercedes AMG F1 Team

Por Castilho de Andrade

Se o GP do México não foi uma corrida empolgante – até a metade, os seis primeiros colocados na primeira volta não tinham mudado de posição – a conquista do pentacampeonato mundial por Lewis Hamilton e a vitória de Max Verstappen compensaram.  O quarto lugar assegurou o quinto título de Hamilton. E sua primeira corrida já como pentacampeão mundial será exatamente no autódromo de Interlagos, no GP Brasil de F1. E deve se esperar por uma grande atuação para coroar o feito.

A única vez que um pentacampeão correu em Interlagos foi no GP Brasil de 2003. No ano anterior, Michael Schumacher tinha conquistado seu quinto título mundial.

Max Verstappen, dirigindo cada vez melhor, não deu chances aos seus adversários. Largando do segundo lugar do grid, não teve problemas para dominar seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, pole position da corrida, e não deu brecha para Lewis Hamilton ultrapassá-lo. Sem contar com um carro perfeito, Hamilton foi cuidadoso, não se arriscou e terminou em 4º (o 7º lugar já daria o título, mesmo que Sebastian Vettel vencesse a corrida). Ricciardo ficou pelo caminho. E a Ferrari conseguiu colocar seus dois pilotos no pódio, atrás de um eufórico Max Verstappen, forte candidato ao título mundial nos próximos anos. Já Daniel Ricciardo voltou a não concluir a prova. Ele mesmo admite que enfrenta uma forte maré de azar e aguarda o início do próximo ano quando estará em uma nova escuderia, a Renault, para retomar a carreira. De primeiro piloto da Red Bull, Ricciardo amarga uma diferença de 45 pontos em relação a Max, faltando apenas duas etapas para terminar o Mundial 2018.

Lewis e Fangio estão agora empatados com cinco títulos. E ninguém duvida que, aos 33 anos, o piloto inglês partirá firme em direção ao hexa no próximo ano. Se a conquista será mais fácil ou difícil só o tempo dirá.

Além da primeira corrida de Hamilton como pentacampeão mundial, o GP Brasil terá outra atração: a disputa entre Mercedes e Ferrari. A Mercedes é favorita com 66 pontos de vantagem. Mas a conta ainda não está fechada.

 

 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e Diretor de Imprensa do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.