Noticias - Coluna do Castilho

Home Noticias Fórmula 1 2017: Mundial começa domingo na Austrália
Voltar

Fórmula 1 2017: Mundial começa domingo na Austrália

Fórmula 1 2017: Mundial começa domingo na Austrália

A longa espera termina no próximo final de semana. O GP da Austrália, em Melbourne, abre a temporada e começará a esclarecer as dúvidas que os testes de inverno deixaram no ar. A Ferrari tem condições de enfrentar a Mercedes? A Red Bull não mostrou tudo o que podia em Barcelona? A Williams está entre as quatro melhores equipes da Fórmula 1? Valtteri Bottas ameaça a liderança de Lewis Hamilton na Mercedes? As novas regras dificultarão as ultrapassagens ou será o contrário? O que vai acontecer com a McLaren e os motores Honda?

As opiniões variam. Críticos italianos, ingleses e alemães, principalmente, têm feito diversas projeções, mas não há unanimidade. Entretanto não há divergência em uma questão: a aposta que será um campeonato melhor e mais disputado do que o do ano passado. Para isso, o dado essencial é que os carros ganharão velocidade e quebrarão algumas marcas.

No próximo final de semana, as equipes que andaram na ponta nos dois períodos de testes em Barcelona terão que adequar o que fizeram a uma condição diferente. Depois de largada não há parada no box que resolva um problema; a escolha errada dos pneus ou da estratégia não tem salvação; uma coisa é andar sem pressão para fazer ajustes e simular corridas, outra é disputar a corrida. E a intervenção do piloto, tendo de decidir uma ultrapassagem em uma fração de segundo, pode garantir um pódio. Ou uma saída da pista.

A aposentadoria prematura de Nico Rosberg, no final do ano passado, sua substituição por Valtteri Bottas (é bom lembrar que Lewis Hamilton preferia um piloto menos experiente ao seu lado), a volta de Felipe Massa e toda a expectativa sobre Max Verstappen são elementos que não podem ser dissociados da nova temporada.

Também acho difícil fazer um prognóstico preciso sobre o que ocorrerá na Austrália e como será o campeonato. Estou seguro de que vai ser muito mais interessante do que nos últimos anos. Sei que muita gente está seca de vontade de ver uma boa corrida, de ouvir outra vez o ronco dos motores. Na madrugada de domingo, 2h, com transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão, a Fórmula 1 estará de volta. Um bom começo de temporada a todos.    

 

 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e Diretor de Imprensa do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.